Atualização: Algumas das ofertas mencionadas abaixo não estão mais disponíveis. Veja as ofertas atuais aqui.

Na sequência de uma breve visita a Pequim, era hora de continuar minha viagem de volta para Nova York de Singapura depois do meu vôo para Changi no vôo mais longo do mundo. A primeira etapa foi a bordo do novo 787-9 Dreamliner da Air China, enquanto meu último vôo foi operado pelo Boeing 747-8 da companhia aérea – facilmente um dos meus aviões de fuselagem larga favoritos.

Reservas

Não havia nenhuma disponibilidade de prêmios de classe executiva – os prêmios Saver no vôo 747-8 da Air China de Beijing (PEK) para New York-JFK foram bastante difíceis de serem obtidos no momento, embora houvesse algumas datas em que era possível reservar 75.000 milhas via Aeroplan ou 80.000 milhas via United MileagePlus em vôos operados pelo 777-300ER.

Desta vez, a TPG pagou em dinheiro pela viagem de duas etapas – com impostos, o total chegou a $1.787 para os dois vôos de classe executiva. Compramos o vôo com o Platinum Card® da American Express, ganhando 5x pontos de recompensa na compra de $1.787, por um total de 8.935 pontos – valendo $170 no total.

Desde que eu tivesse reservado um bilhete pago, eu era elegível para o acúmulo de milhas. Creditei o voo para a United, ganhando 6.838 Milhas Válidas Premier mais 8.548 milhas resgatáveis (no valor de $120) neste voo 747-8 perna.

No total, com as 3.487 milhas que ganhei do voo Dreamliner, liquefiquei $169 de milhas United, mais os $170 em pontos de Recompensa da Associação TPG, elevando o custo líquido deste voo para $1.448 – nada mal para dois voos de longo curso na classe executiva.

Check-in

Cheguei à PEK cerca de duas horas antes da partida e dirigi-me diretamente para a área de check-in premium da Air China no Terminal 3. Na verdade, a Air China ofereceu transferências gratuitas a viajantes de negócios e de primeira classe pagos e, embora eu fosse elegível, não pensei em procurar até que estivesse esperando por um táxi – muito depois do corte de oito horas. Minha viagem da cidade custou apenas cerca de $15, no entanto.

A fila não era longa, mas estava se movendo muito lentamente. No total, eu tive uma espera de 10 minutos para pegar meu cartão de embarque, mesmo não estando checando uma mala. Certifique-se de adicionar um pouco de buffer para o check-in se você estiver voando de PEK.

Terminal 3 foi construído para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Tem sido bem conservado nos últimos 10 anos, por isso ainda se sente fresco e limpo. Pequim também tem um enorme aeroporto novo a caminho, o que deverá tornar o voo pela PEK uma experiência ainda mais agradável no futuro.

Lounge

Com apenas alguns minutos para o embarque, fui direto para o lounge da Air China, acessível a passageiros de primeira classe e de classe executiva e aos membros Gold da Star Alliance. Os passageiros tinham que pegar um trem e passar pela imigração antes de chegar à área do portão. No total, levou 30 minutos para chegar do balcão de check-in ao lounge.

O lounge não era nada de especial, mas embora eu não acrescentasse tempo extra para uma visita, era um lugar confortável para passar o tempo antes de um voo.

No entanto, fiquei impressionado com o buffet espalhado. Foi mais expansivo do que eu esperava.

Os pontos altos foram os pãezinhos cozidos a vapor. Havia vários para escolher, incluindo os pãezinhos de porco aqui representados, mas não eram tão quentes como eu gostaria.

Tinha também uma área de bar dedicada, mas não tinha pessoal durante a minha visita de fim de manhã.

Air China não oferece Wi-Fi a bordo, por isso passei alguns minutos a navegar no lounge. A conectividade era bastante lenta, e a rede estava sujeita às habituais restrições de internet da China – não consegui carregar o Gmail ou qualquer um dos sites de mídia social que freqüento.

Boarding

Após alguns minutos no lounge, fui até a área do portão, onde vi o B-2487, nosso 747-8 de 4 anos. A Air China também voa 747-8s para São Francisco (SFO), além de Frankfurt (FRA) e vôos de alto volume dentro da China, como Beijing para Shanghai Hongqiao (SHA) e Guangzhou (CAN).

Boarding começou às 12:20pm, cerca de 10 minutos antes do horário impresso no cartão de embarque.

Cabine e Seat

Air China’s 747-8s têm um layout peculiar. Tipicamente, a primeira classe está localizada no nariz, como no último jumbo da Lufthansa. No avião da Air China, havia 12 assentos de classe executiva no lugar.

Desde que entrei pela porta da frente, tive a oportunidade de verificar todas as seções premium. Se eu não tivesse marcado um assento no convés superior, acho que teria ficado perfeitamente feliz no nariz.

Meanwhile, as duas filas de assentos da classe executiva 2-2-2 logo atrás pareciam um pouco comuns demais. Se você está procurando algo especial, eu escolheria o nariz ou o andar superior.

Os 12 assentos de primeira classe estavam atrás da classe executiva, o que eu nunca tinha visto antes. Faz sentido, porém, considerando que os assentos de primeira classe da Air China não caberiam na seção de nariz curvo.

As escadas do andar superior estavam atrás da primeira classe, logo à frente da primeira seção econômica.

Os 30 assentos estavam dispostos em uma configuração 2-2. A Air China tem uma cabine biz com disposição 1-2-1 no Airbus A350, mas a companhia aérea oferece um assento mais antigo nos seus 747s, 777s e 787s. É o mesmo assento que você encontrará em muitos aviões da United e, embora seja bastante confortável e decente para casais, os passageiros nos assentos da janela não têm acesso direto ao corredor.

Como na minha outra experiência no convés superior do 747-8, na Korean Air, a cabine lembrava um espaçoso avião de corpo estreito em vez de um jumbo.

Eu estava no assento 85L, na janela a apenas três filas da escada. Acabou sendo uma ótima escolha – todos na seção traseira tiveram sorte com o seu próprio par de assentos.

No entanto, fiquei chateado ao ver que a Air China não instalou os caixotes da janela do convés superior que você encontra em outros transportadores. Enquanto os compartimentos superiores eram de tamanho normal, eu realmente adoro poder colocar minhas malas apenas na lateral do assento.

Storage era bastante limitado em geral. O compartimento maior estava ao lado do assento.

Tinha também um pequeno compartimento ao lado do visor, destinado a um telemóvel de carregamento, imagino.

Tinha também uma pequena bandeja debaixo do visor, e outro pequeno compartimento debaixo do apoio para os pés. Nos assentos da antepara, este espaço era suficientemente amplo para guardar uma pequena mochila.

Finalmente, havia uma área elegante para sapatos na lateral do apoio para os pés.

Fiquei desapontado ao ver que não havia nenhum respiradouro de ar individual. O capitão também decidiu manter o sinal do cinto de segurança ligado durante todo o voo. Não tenho certeza se este é o procedimento padrão, mas depois de um tempo, levantei-me para usar o banheiro, e a tripulação nunca me deu dificuldade para me levantar em qualquer outro ponto durante o vôo.

O banheiro em si era espaçoso para o deck superior de um 747 e foi mantido limpo durante todo o vôo. Havia outro banheiro na frente da cabine, mas os passageiros foram instruídos a usar apenas o banheiro traseiro, com o banheiro da frente reservado para a tripulação.

Amenidades

Air China ofereceu amenidades da L’Occitane em classe executiva, incluindo uma bela bolsa com capa macia, creme de mãos, bálsamo para os lábios, um conjunto dentário, máscara para os olhos, tampões para os ouvidos, pente e uma toalha úmida. Os passageiros também receberam um par de chinelos descartáveis, que eu usei durante todo o vôo.

Tinha também um travesseiro em cada assento durante o embarque, e um edredom quente colocado ao longo da lateral. Usei um segundo cobertor como colchão e consegui dormir cerca de cinco horas durante o voo, apesar de não estar especialmente cansado quando embarquei.

Tinha também auscultadores com cancelamento de ruído. Eles pareciam baratos mas pareciam decentes, embora eu tenha decidido usar o meu próprio conjunto Bose, em vez disso.

O sistema de entretenimento de bordo era afiado e responsivo, com um ecrã de 15 polegadas a pedido em cada lugar.

A selecção foi idêntica ao meu voo Dreamliner de Singapura, com uma mistura de novos lançamentos, filmes antigos de Hollywood e uma variedade de filmes internacionais.

Tinha também uma variedade de programas de TV, mas nada parecia especialmente apelativo, por isso acabei por me cingir à selecção de filmes.

Tinha também um mapa em movimento, com várias opções on-demand, incluindo a rota total e uma vista de posição de alta resolução.

Pode selecionar o conteúdo usando o controle remoto com fio touchscreen ou diretamente na tela, que eu preferia.

Alimento e Bebidas

Pouco depois de tomar meu assento, uma hospedeira de bordo veio oferecendo jornais e uma bebida antes da partida. Eu pedi champanhe. A Air China serviu Drappier Carte d’Or, que eu gostei mesmo não tendo ouvido falar antes do vôo.

Sobre 40 minutos após a decolagem, fiz um upgrade para um whisky decente de malte simples, um uísque Glenfiddich de 15 anos. Eu pedi um cubo de gelo, mas foi servido com um monte. Mas nada de especial.

Uma pequena tigela de nozes chegou 10 minutos depois.

Cinco minutos depois foi o buquê divertido, com uma escolha de vieira ou carne de vaca. Eu tinha a vieira, que era branda.

Poucos minutos depois, uma hospedeira de bordo apareceu para oferecer um copo de vinho antes da refeição principal. Eu não tinha bem a certeza do que me apetecia, então ela ofereceu-se para fazer uma prova. Eu não adorei nenhum dos vinhos que provei, mas fiquei com o Château Milon Saint-Emilion Grand Cru, um tinto, pois achei que seria melhor para o meu bife.

Momentos depois de ter escolhido o meu vinho, chegou o tabuleiro dos aperitivos – foi um serviço bastante eficiente!

O aperitivo, uma tarte de salmão, tinha um sabor fresco, tal como a salada que vinha de lado.

Eu também estava muito entusiasmada por ver rolos de pretzel. Bem, pelo menos o que eu pensava serem rolos de pretzel – infelizmente não sabia nada como um pretzel, e nem sequer estava quente.

A entrada foi entregue cerca de 20 minutos após o aperitivo. As opções chinesas incluíam peixe peixe-galo ou pescoço de porco assado, enquanto as entradas ocidentais eram um lombinho com camarões (a minha palheta) ou cogumelos salteados com arroz. Eu realmente gostei muito do meu bife quando adicionei sal e pimenta.

Após o vôo, eu realmente descobri que era possível pré-encomendar as entradas, embora eu não tenha visto essa opção quando tentei fazer a minha reserva online. No entanto, recebi a minha primeira selecção para ambas as refeições, pelo que não acabou por ser necessário de qualquer das formas.

A sobremesa foi um caso tudo-em-um de chávenas de chocolate branco cheias de mousse de chá verde e manga, mais um prato de frutas frescas. Queijo e bolachas também estavam disponíveis, mas eu estava muito cheio para considerar isso até aquele momento. Eu também pedi um copo de crème de menthe, só para experimentar. A hospedeira parecia um pouco confusa quando eu pedi – acho que é para ser misturado com outra coisa. Um gole foi suficiente.

Later, aventurei-me na seção “lanche de cinema”, onde pousei numa tigela de sorvete. Outras opções de meio de vôo incluíram macarrão instantâneo, waffles, uma massa quente e iogurte.

Dormi por cerca de cinco horas, acordando sobre o Alasca. Uma hospedeira de bordo apareceu no meu lugar momentos depois de eu acordar, oferecendo frutas frescas, mas eu não estava com fome nesse momento.

As luzes surgiram cerca de duas horas e meia antes da aterrissagem, quando fomos servidos a segunda refeição. Desta vez, as opções incluíam peixe-galo em molho de vinho tinto, macarrão de carne com legumes ou uma palheta ocidental de marisco misturado num molho de creme de açafrão.

Eu pedi o peixe, que não acredito que tenha sido realmente servido num molho de vinho tinto. Também foi um bocadinho do lado brando, e o arroz estava muito cozido.

Overall Impression

Embora houvesse algumas oddities – o sinal do cinto de segurança nunca se desligava, por exemplo – gostei muito do meu voo com a Air China. Na verdade, fiquei tão impressionado com a tripulação que pedi para falar com o comissário de bordo para poder compartilhar alguns comentários.

Pedi um cartão de comentários e acabei recebendo um papel de carta, que eu costumava escrever uma carta para a companhia aérea expressando minha gratidão por um vôo surpreendentemente fantástico. A tripulação estava muito feliz, e um comissário de bordo me trouxe este divertido ímã de geladeira da Air China como agradecimento pouco antes de pousarmos.

Este é um exemplo perfeito de como uma tripulação fantástica pode realmente definir a experiência. A comida não era excepcional, não havia Wi-Fi e os assentos datados certamente poderiam se beneficiar de uma revisão, mas eu saí com uma impressão muito positiva da Air China e dos 747-8.

Obviamente, não posso descartar o fato de não ter alguém sentado ao meu lado – com privacidade limitada, ter um estranho tão perto certamente teria impactado bastante a experiência. Se você voar no 747-8 da Air China, recomendo um assento no convés superior, e talvez mais perto das costas. Parece ser a sua melhor chance de ter um voo mais agradável.

Ressalva editorial: As opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor, não de nenhum banco, emissor de cartão de crédito, companhias aéreas ou cadeia de hotéis, e não foram revistas, aprovadas ou endossadas por nenhuma dessas entidades.

Ressalva editorial: As respostas abaixo não são fornecidas ou comissionadas pelo anunciante do banco. As respostas não foram revisadas, aprovadas ou de outra forma endossadas pelo anunciante do banco. Não é responsabilidade do anunciante do banco garantir que todos os posts e/ou perguntas sejam respondidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.