O meu primeiro cruzeiro no rio foi em 2015: um cruzeiro de uma semana ao longo do rio Reno com a Viking Cruises. Eu tive um tempo fabuloso nesse cruzeiro e prometi a mim mesmo que um dia eu iria fazer um cruzeiro ao longo de outro dos grandes rios da Europa. Quando a Viking Cruises me convidou para me juntar ao seu cruzeiro Romântico Danúbio de 8 dias ao longo do segundo rio mais longo da Europa, eu não precisei pensar duas vezes! Este cruzeiro no rio Danúbio começa em Budapeste, Hungria, e termina em Nuremberga, Alemanha (você pode fazer o contrário com os cruzeiros Viking). Pelo caminho, passa por quatro países (Hungria, Eslováquia, Áustria e Alemanha), algumas das mais belas cidades da Europa como Budapeste e Viena, e vários locais listados pela UNESCO como Património Mundial. O pacote do cruzeiro inclui hospedagem, refeições e (a maioria) passeios.

O início do meu cruzeiro em Budapeste.

Desde que eu já tinha estado num cruzeiro no rio Viking, eu tinha uma ideia do que esperar a bordo dos luxuosos navios, e luxuosos eles certamente são! O layout do navio (Tor) era praticamente idêntico ao do navio em que eu navegava anteriormente (Mani), com um átrio arejado na entrada, um restaurante elegante no Deck Médio e um bar/lounge acolhedor no Deck Superior.

O bar a bordo do Tor.

O telhado ou Sun Deck tinha uma pista de jogging, um jardim de ervas e um terraço sombrio. A tripulação, desde o Capitão e Gerentes, até os recepcionistas, concierge, guias, empregados domésticos e o pessoal F&B, foram muito simpáticos e acolhedores. Eu sabia que estava em boas mãos assim que cheguei a Budapeste!

Um grande sorriso, uma calorosa recepção e um cocktail!

A minha suite na Viking Tor

Eu gaseei ao entrar na Suite Veranda que me tinha sido atribuída. Era espaçosa, com uma área de estar e varanda separada, um quarto de dormir e uma casa de banho privativa. Veja o meu vídeo da Veranda Suite:

Tinha dois pequenos aparelhos receptores com fones de ouvido sentados limpos no carregador perto da porta – estes foram usados para todas as visitas guiadas. Na área de estar, as portas de correr abriam-se para uma varanda privada com mesa e cadeiras.

A área de estar da Suite Veranda.

A cama era muito confortável e eu adorava deitar-me nela e apreciar a vista através das grandes janelas do chão ao tecto. O banheiro estava muito bem equipado e eu estava especialmente feliz com o chuveiro, o piso aquecido e o espelho sem neblina. Havia também uma televisão de ecrã plano (com uma selecção de canais de notícias e informação interna, canais de cinema e de jogos), um mini-bar, cofre e espaço de armário suficiente. No geral, a suíte tinha um toque contemporâneo, funcional e elegante, típico do design escandinavo.

Deitado na cama e desfrutando da vista!

Budapest

O navio estava atracado perto da Ponte Elisabeth. Se você está lendo isso e vai no mesmo cruzeiro, note que você está perto de dois dos meus banhos térmicos favoritos em Budapeste, o secular Rudas e o Art Nouveau-styled Gellert. Além disso, o animado Mercado Central está a uma curta distância a pé. Você pode visitá-los facilmente por conta própria. Depois de fazer o check-in e explorar o navio, decidi me entregar passando o resto da tarde nas termas de Rudas.

Budapeste

Naquela noite, depois de se apresentar e à sua tripulação, o capitão tinha uma surpresa reservada para nós: um jantar de cruzeiro ao longo do Danúbio para ver as luzes da cidade! Este cruzeiro noturno em Budapeste foi simplesmente mágico e as janelas do restaurante eram perfeitas para ver os monumentos mais famosos de Budapeste! Leia sobre coisas para fazer em Budapeste.

O Edifício do Parlamento à noite.

Partimos de Budapeste no dia seguinte. Mais uma vez, fiquei surpreendido com o silêncio do navio (devido aos seus motores híbridos que não só são mais amigos do ambiente como também muito silenciosos). Os subúrbios de Budapeste logo abriram caminho para pequenas aldeias e áreas montanhosas e arborizadas. Passamos por várias fortalezas históricas no topo de colinas e pela imponente Basílica de Esztergom antes de cruzar a fronteira para a Eslováquia à noite. Na fronteira, passamos pela primeira das cerca de 20 fechaduras! Se você é fã de eclusas, como eu sou, você vai adorar este cruzeiro! Passar por uma eclusa nunca deixa de me surpreender.

A Basílica de Esztergom, um dos maiores edifícios da Hungria.
Passar pela eclusa na fronteira Hungria-Eslováquia.

Viena

Acordei na manhã seguinte para nos encontrarmos em Viena, uma das minhas cidades europeias favoritas! Decidi saltar os city tours (conheço a cidade muito bem) e em vez disso fui para um dia inteiro de exploração. Leia sobre o meu itinerário pedestre de Viena.

A praça Maria-Theresien com o Museu de História Natural ao fundo.

Naquela noite, muitos convidados foram a um concerto clássico num local da cidade. Eu estava muito cansado depois daquela longa caminhada mas mais tarde ouvi dizer que os convidados adoraram.

Encontrar negócios em cruzeiros pelo rio Viking

Vale Wachau

Continuamos nosso cruzeiro no dia seguinte e paramos em Krems, no lindo Vale Wachau, famoso por seus locais históricos e seus infinitos vinhedos. Daqui, fizemos uma excursão à deslumbrante Abadia de Göttweig, uma abadia beneditina de 900 anos com vista para o Vale Wachau. Os deslumbrantes frescos acima da Escadaria Imperial na abadia foram definitivamente um destaque do cruzeiro!

A Abadia de Göttweig.
Os deslumbrantes frescos acima da Escadaria Imperial na Abadia de Göttweig.

Ler sobre a minha visita à vizinha St. No final da tarde, fomos brindados com um fabuloso jantar temático austríaco e uma excelente apresentação sobre a vida e obra de Mozart – gostei muito das apresentações a bordo, pois foram muito informativas e com uma boa dose de humor. Os temas foram desde a história das casas de café em Viena até à construção do Canal Reno-Meno-Meno-Danúbio. Também apreciamos a pequena apresentação de ópera em uma das noites – é muito legal como a Viking Cruises mostra a história e as culturas dos diferentes países que passamos através das apresentações, as refeições e as atividades.

O pequeno concerto de ópera a bordo.

Uma mudança de planos

Foram algumas notícias decepcionantes naquela noite, pois o capitão nos informou que não podíamos navegar mais no mesmo navio, pois o nível da água do Danúbio na fronteira austríaca/alemã era muito baixo para acomodar o navio. Como consequência, tivemos que continuar ao longo do rio de ônibus e trocar de navio em uma cidade rio acima. Isto também significou que a excursão a Salzburgo teve que ser cancelada. Muitos hóspedes resmungaram sobre este inconveniente, mas não havia nada que alguém pudesse fazer. O pessoal, que teve que trabalhar muito, tornou a transição o mais suave possível. Kudos para eles por terem lidado tão bem com a situação! Eu não fiquei muito desapontado por ter perdido Salzburgo. A troca permitiu-nos passar mais tempo nas lindas cidades de Passau e Regensburg, e a viagem de autocarro pela linda paisagem da Baviera para chegar ao próximo navio (o Var) foi um prazer.

O briefing especial sobre a troca de navios. O pessoal fez um excelente trabalho!

Passau e Regensburg

Passau e Regensburg revelaram-se os pontos altos do cruzeiro para mim (foi a minha primeira vez lá). Estas duas cidades históricas na Baviera, Alemanha, são absolutamente belas. Em particular, a Catedral (onde assistimos a um concerto de órgão) e a Residência do Novo Bispo em Passau, e o bairro judeu em Regensburg são imperdíveis! Devido à troca de navios, conseguimos passar um pouco mais de tempo em ambas as cidades e eu adorei passear pelas ruas pitorescas. Leia mais sobre Passau.

Passar por outra eclusa, desta vez na Áustria. Sim, o nosso navio realmente se espremeu naquele pequeno espaço ao lado do outro navio!
Inside the amazing Cathedral in Passau.
The stunning library inside the New Bishop’s Residence in Passau.
Passau. O edifício com as cúpulas verdes é a Catedral.

Embarcamos no novo navio, Var (que é mais ou menos idêntico ao Tor), em Regensburg, onde passamos a noite. No dia seguinte, depois de um passeio a pé por Regensburg, embarcamos numa bela excursão à Abadia de Weltenburg e às Estreitas do Danúbio. A abadia é o lar da mais antiga cervejaria monástica do mundo (fundada no século XI) e está situada à beira do rio, rodeada de florestas exuberantes.

Regensburg
Uma rua colorida em Regensburg.
Faltamos ao jantar no navio em Regensburg e encontramos uma cervejaria próxima, Brandl Brauerei, onde comi uma deliciosa salsicha com chucrute!
Desfrutar de uma cerveja na Weltenburg Abbey, a mais antiga cervejaria monástica do mundo.
Lindas cores de outono no Danúbio Narrows.

Nuremberga

Daqui, partimos em direção ao nosso destino final: Nuremberga. A segunda maior cidade da Baviera depois de Munique, Nuremberga é talvez conhecida pelo seu papel durante a era nazista e para os Julgamentos pós-WWII Nuremberga. Os monumentos nazistas ainda existem e são uma lembrança sombria de um período horrível. Passamos alguns desses monumentos em uma excursão (ônibus) antes de fazer um passeio a pé pela cidade medieval amuralhada.

Castelo de Nuremberg
Uma vista panorâmica de Nuremberg a partir das muralhas do castelo.

Na nossa última noite no navio, nós nos juntamos ao Capitão para um brinde antes de nos aconchegarmos em um sumptuoso jantar de despedida.

Jantar na nossa última noite.

Eu me diverti muito no cruzeiro. Eu apreciei especialmente a qualidade consistente das acomodações, comida e serviço nos diferentes navios do rio Viking em que eu tinha estado (os cruzeiros do Reno e do Danúbio). A troca de navios foi incômoda e o pessoal estava claramente desolado com isso, mas eles lidaram muito bem com isso e garantiram que todos estivessem confortáveis. Um grande obrigado vai para a Viking Cruises e para a tripulação a bordo do Tor e Var para o cruzeiro adorável!

O Viking Var.

Ler sobre o meu cruzeiro no Danúbio com a Avalon Waterways.

Nota: Eu fui hospedado pela Viking Cruises no cruzeiro Romântico Danúbio. Como sempre, todas as opiniões expressas acima são minhas, e apenas minhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.