**** Este artigo foi apresentado nos melhores blogs de viagens em família do Lonely Planet: Best In Travel 2019

Recentemente, a nossa família de 6 (13, 14, 16 e 20 anos) passou 17 dias a explorar muitas ilhas por toda a Indonésia. Um dos nossos destaques foram os quatro dias que passamos no Parque Nacional Komodo, onde caminhamos na Ilha Rinca, rodeados por dragões Komodo selvagens. Mas ver os dragões Komodo no seu habitat natural foi apenas uma experiência extraordinária que tivemos no Parque Nacional de Komodo. Nadamos com tartarugas e raios gigantes de manta, e mergulhamos com tubo de respiração em algumas das águas mais bonitas e biodiversificadas do mundo. Assistimos a espetaculares pores-do-sol que nos deixaram sem palavras. Por incrível que pareça, subimos ao topo da Ilha Padar e descobrimos abaixo praias desertas de branco, preto e rosa, prontas para explorarmos.

Um enorme dragão de Komodo à espreita nos edifícios dos Park Ranger no Parque Nacional de Komodo.

Porquê o Parque Nacional Komodo – Ilha Rinca e Ilha Padar?

Komodo National Park é um Património Mundial da UNESCO localizado dentro das Ilhas Sunda Menores, perto das províncias de Nusa Tenggara Oriental e Ocidental. O parque inclui três grandes ilhas chamadas Ilha Komodo, Ilha Padar e Ilha Rinca, e 26 ilhas menores. A área total do Parque Nacional de Komodo é de 1.733 km2 ou 670 mi2. Com exceção dos guarda-parques, as ilhas são desabitadas.

Komodo National Park está dentro do Triângulo Coral. A região tem 76% de todas as espécies de corais conhecidas no mundo. É um habitat para 37% dos peixes de recife do mundo e mais de 3000 espécies de peixes vivem no Triângulo dos Corais. Além disso, é o lar de seis das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo. Finalmente, o Parque Nacional do Komodo é um dos últimos lugares na terra que tem dragões Komodo selvagens.

Photo de Vlad Tchompalov em Unsplash

Este post pode conter links afiliados. Isso significa que eu posso ganhar uma pequena comissão se você comprar algo através do meu site, sem nenhum custo extra para você. Isto me ajuda a administrar meu site e produzir os artigos que eu espero que você ache úteis.

Komodo Resort Perto do Komodo National Park, Ilha Rinca e Ilha Padar

Nossa casa durante nossa viagem de quatro dias ao Komodo National Park foi Komodo Resort na ilha de Sebayur, ao largo da costa da Ilha das Flores. Voamos 1 hora e meia de Bali até Flores, e depois, os funcionários do resort nos encontraram no aeroporto. De lá, dirigimos 15 minutos até o porto e fizemos um passeio de barco de 45 minutos até nosso hotel.

Komodo Resort era lindo e luxuoso, e localizado logo após o Parque Nacional do Komodo. De agora em diante, quando eu pensar em fugir de casa para morar em uma praia deserta com acomodações lindas e deliciosas comidas e coquetéis, eu vou pensar neste resort. Para mais informações sobre o Komodo Resort, e como viajar de Bali, por favor dê uma olhada em outro artigo meu chamado The Unbelievable Wonders of Komodo National Park In Indonesia.

Vista do Komodo Resort a partir da água.

Para acomodação no Komodo Resort ou perto do Komodo National Park, eu recomendaria muito procurar abaixo na reserva.com e usando o incrível mapa interativo para encontrar a melhor localização e preços.

Booking.com

Komodo National Park

No balanço deste blog, vou escrever sobre nossas atividades do dia-a-dia no Komodo National Park. Sem dúvida, ficamos hipnotizados e surpreendidos com alguns dos encontros com animais que tivemos, e com a beleza natural que nos rodeava. Foram realmente alguns dos melhores dias que já tive em um feriado.

Dia 1 – Ilha Rinca, Dragões de Komodo e Raposas Voadoras

Dragões de Komodo

Chegamos ao nosso hotel, o Komodo Resort, almoçamos e partimos algumas horas depois em nosso barco particular para nossa primeira excursão. Fomos à Ilha Rinca para visitar os dragões Komodo na natureza.

Os dragões Komodo são os maiores lagartos do mundo. Eles podem crescer até 3 m (ou 10 pés de comprimento), e pesar até 70 kg (ou 150 lb). A sua mordida é venenosa e mortal para os humanos. Eles matam suas presas mordendo-as e depois, seguindo-as por dias até que o animal sucumbe ao veneno e morre. Para piorar, os dragões-de-komodo são extremamente rápidos.

Um dos dragões-de-komodo selvagens que “conhecemos” na ilha de Rinca, perto de Flores.

Dragões Komodo na Ilha Rinca

Meses antes, quando reservei esta parte da nossa viagem, pensei que ir à Ilha Rinca para caminhar com dragões Komodo selvagens seria uma experiência incrível. No entanto, quando nosso barco se aproximou da Ilha Rinca, olhei para meus filhos e me perguntei se eu tinha cometido um grande erro.

O passeio de barco até a Ilha Rinca, como todo passeio de barco no Parque Nacional de Komodo foi lindo e sereno. Nós nos alojamos em almofadas de saco de feijão no convés superior, a maioria debaixo do teto para nos proteger do sol muito quente. Vimos as ilhas passarem e avistamos pássaros e peixes, mal nos deparamos com outro barco ou pessoa. O Parque Nacional Komodo era extraordinariamente bonito. Era difícil entender que os dragões Komodo, criaturas tão perigosas, eram tão próximos.

Mike e eu pendurados nos sacos de feijão no topo do barco.

Os Park Rangers na Ilha Rinca

Quando chegamos à Ilha Rinca, fomos recebidos por dois guarda-parques. Enquanto caminhávamos, um nos levava na frente e o outro andava atrás. Cada um deles carregava um longo pau com um “V” no final, nossa única arma para nos defender no caso de um ataque do dragão Komodo. Digamos que não ficámos impressionados com esta demonstração de força! Meu filho mais velho achou que era uma boa hora para nos lembrar que não tínhamos que fugir de um dragão de Komodo, só tínhamos que ter certeza de que não seríamos os últimos. Enquanto olhava em volta para a minha competição – os meus filhos, o meu marido e dois guarda-parques que eram pequenos mas que eu achava muito rápido – o meu sentimento de mal-estar aprofundou-se.

O nosso guarda-florestal com apenas um pau com um “V” no final para nos defender no caso de um dragão Komodo atacar.

Caminhada na Ilha Rinca com dragões Komodo

Fizemos uma caminhada moderada de uma hora ao redor da Ilha Rinca. Vimos cerca de 30 dragões Komodo de vários tamanhos perto do início da caminhada, mas felizmente, nenhum estava à espreita em torno de qualquer árvore ou rochas durante nossa caminhada.

Os dragões Komodo que vimos mal se moveram. Muitos deles estavam empilhados uns em cima dos outros, aparentemente dormindo a sesta. Outros que eu vi, estavam sozinhos, andando preguiçosamente na sombra, ou debaixo de cabanas. Curiosamente, nenhum dos edifícios dos guardas-florestais estava nivelado até ao chão. Todos eles estavam em palafitas com várias escadas para a porta da frente. Enquanto eu via essas criaturas se movendo e seu desejo por sombra, apreciei muito a decisão dos guardas-florestais de que suas portas da frente ficassem a vários metros do chão!

Overall, fiquei emocionado por termos tido a chance de passar tempo com dragões Komodo selvagens na Ilha Rinca. No entanto, fiquei igualmente emocionado quando voltamos a saltar no nosso barco e saímos. Eu achei que estar perto dessas criaturas ferozes e mortais era um pouco estressante, para dizer o mínimo.

Pais jovens famílias na Ilha Rinca com os dragões Komodo

Cruzamos caminhos com uma família jovem saindo do parque quando chegamos pela primeira vez. Um homem estava carregando uma criança que parecia ter cerca de 2 anos de idade e uma mulher segurava a mão de uma criança de 5 anos. Eu não podia acreditar nos meus olhos! Eu NÃO recomendo trazer crianças pequenas para a Ilha Rinca ou permitir que elas fiquem perto dos dragões Komodo. Estes animais são 100% mortais e imprevisíveis. As crianças devem ser mais velhas, maduras e absolutamente capazes de seguir instruções. No entanto, parece que não há restrições de idade para entrar na Ilha Rinca. Assim, caberia a cada família decidir se uma visita à Ilha Rinca para passar um tempo com os dragões Komodo selvagens seria uma boa idéia.

Caminhada no habitat natural dos dragões Komodo.

Esta foto pareceu uma boa idéia na época! Não tenho tanta certeza agora!

Download meu guia de viagem Indonésia de 17 dias pessoalmente criado com minhas recomendações de hotel e restaurante, passeios e atividades que eu gostei.

From Rinca Island to Flores for the flying foxes

From Rinca Island, nós bombardeamos a cerca de uma hora de distância para um humongous mangrove forest near Flores Islands to watch the sunset and see the flying foxes.

Tudo o que sabíamos antes de chegar era que íamos ver morcegos, que por acaso eram chamados de “raposas voadoras”. E foi isso. Considerámos todas as possibilidades. Talvez, iríamos à Ilha das Flores e depois caminharíamos até uma caverna para vê-los? Ou talvez, levávamos o barco para uma caverna na Ilha das Flores e observávamo-los de lá. Basta dizer que estávamos absolutamente despreparados para o que aconteceu.

Ilha das Flores e raposas voadoras

Após chegarmos perto da Ilha das Flores, ficamos no barco e flutuamos esperando por alguma instrução. À medida que o sol se punha lentamente, avistamos um grupo de pássaros sobre a Ilha das Flores, ao longe, que inicialmente pensávamos que poderiam ser morcegos. Havia cerca de 30-40 deles e eu pensei, isso é bom, mas não tenho a certeza se isto é assim tão importante. Então, todo o inferno se soltou.

Suddenly, essas enormes criaturas começaram a emergir bem ao nosso lado, das profundezas dos manguezais, e voaram sobre nossas cabeças. Eles estavam tão perto – apenas 15 m (ou 50 pés) acima de nós. Após um momento ou dois de silêncio atordoado, percebemos que estes eram os morcegos.

As raposas voadoras são o maior morcego do mundo. Têm uma largura de asa de 1,5 m (ou 4 ft 11 in). Todas as noites por volta das 18:00 horas, milhares e milhares de raposas voadoras deixam os manguezais e voam para a Ilha das Flores para comer fruta.

Uma das raposas voadoras acima de nós.
alguns dos milhares de raposas voadoras dos manguezais.

Pôr-do-sol sobre a Ilha das Flores

Durante 30 minutos, sentámo-nos no nosso barco e observámos estas incríveis criaturas na sua migração nocturna enquanto o céu ficava laranja, rosa, roxo e finalmente vermelho. Foi uma cena tão hipnotizante que fiquei me perguntando se isso estava realmente acontecendo – que em algum lugar nesta terra, este ritual noturno ocorre e de alguma forma, conseguimos um lugar na primeira fila para assistir.

À medida que o céu escurecia, as raposas voadoras se tornavam mais como milhares de pontos no céu.
O incrivelmente belo pôr-do-sol sobre os manguezais e Ilha das Flores.
A última cor do pôr-do-sol antes da escuridão completa.

From Flores Island to Komodo Resort

Após o céu ficar vermelho profundo, nós mal podíamos mais ver as raposas voadoras. Era hora de voltar para o nosso hotel, o Komodo Resort. Levou cerca de 45 minutos para chegar lá e nós nos bombardeamos principalmente no escuro. Por incrível que pareça, era absolutamente silencioso, exceto pelo som do motor e das ondas que batiam no nosso barco. Não havia outro barco, pessoa ou qualquer outro sinal de vida humana no nosso retorno até quase chegarmos ao Komodo Resort. Foi um final mágico para um dia inacreditável.

Dia 2 -Snorkelling e Natação no Parque Nacional de Komodo

Outro dia incrível! Nós o passamos de volta em nosso barco particular, nadando e mergulhando em vários pontos do Komodo National Park, incluindo em frente ao Komodo Resort no final do nosso dia.

Komodo National Park

Eu não acho que já vi mais corais subaquáticos, recifes e vida vegetal mais bonitos do que o que vi no Komodo National Park. Debaixo d’água, senti que tinha sido largado num mundo que o Dr. Seuss tinha desenhado – cores e formas fantásticas estavam por toda a parte, logo abaixo da superfície. Eu vi peixes, claro – muitos e muitos peixes espetaculares e exóticos. Mas era a vida dos corais e das plantas que me tinha enfeitiçado. Eu simplesmente flutuava e olhava fixamente. Eu absolutamente adorei.

Foto de David Clode em Unsplash

Nós fomos a quatro pontos diferentes de mergulho no Parque Nacional de Komodo. Eles eram Makaser Reef, Batu Bolong, e perto das ilhas de Mauan e Siaba BS. Nadamos com enormes tartarugas perto de Siaba BS. Foi magnífico.

Em todos os lugares que fomos no Parque Nacional do Komodo, a água estava quente e nos sentimos muito seguros. Tínhamos um guia na água conosco, um observador no barco, e outra pessoa da tripulação em um bote motorizado nos seguindo por trás. Com coletes salva-vidas e supervisão similar, crianças pequenas confortáveis na água do mar deveriam poder participar.

Photo by Tanguy Sauvin on Unsplash

Dia 3 – Padar Island, Pink Beaches, and Manta Rays in Komodo National Park

Komodo Resort to Padar Island

De manhã, seguimos para Padar Island, onde caminhamos até o topo de uma pequena montanha. A caminhada na Ilha Padar demorou cerca de 30 minutos. Não achei difícil, mas foi muito quente, íngreme em certos lugares e um pouco escorregadio. O caminho era em grande parte feito de pequenos seixos soltos. As crianças pequenas deviam dar as mãos com os pais e ficar no centro do caminho. Não havia nenhuma vedação até chegarmos ao topo.

A vista do topo da Ilha Padar

Do topo, tínhamos uma vista panorâmica deslumbrante do resto da Ilha Padar e de outras ilhas do Parque Nacional de Komodo. Incrivelmente, isto também incluiu ver três praias de cores diferentes – preta, branca e até rosa – todas ao mesmo tempo em baixo na Ilha de Padar. Foi uma vista absolutamente impressionante.

Três praias de cores diferentes na Ilha de Padar – branca, preta e rosa!

Da Ilha de Padar para a praia rosa

Saímos da Ilha de Padar e nos bombardeamos para a Ilha Sara, que, surpreendentemente, também tem uma praia rosa. No entanto, ao contrário da praia rosa da Ilha de Padar, esta praia rosa não tem visitantes regulares. Nadámos, mergulhámos, almoçámos e explorámos este pequeno pedaço de paraíso. Não havia outro barco ou pessoa à vista.

Relizar o nosso tempo privado na praia cor-de-rosa da Ilha Sara.

Da nossa própria praia rosa a nadar com raios manta

Não obstante as incríveis experiências que já tivemos no Parque Nacional de Komodo, nadar com raios manta foi uma das coisas mais deslumbrantes que eu já fiz. No entanto, quase não aconteceu!

Voltamos para Makaser Reef onde aparentemente, as radiações manta gostam de nadar. Este foi um dos meus lugares favoritos do dia anterior. Não tínhamos encontrado nenhum raio manta, mas a vida dos corais e das plantas era espantosa. Quando chegamos, começamos a colocar nosso equipamento de snorkel quando um de nossos guias gritou e apontou “manta, manta”! Eu não podia acreditar. Corremos até onde o guia estava e olhamos para a água, mas eu não conseguia ver nada além de uma enorme sombra negra debaixo d’água. Eu pensei: “Óptimo, uma grande rocha. Como é que eu já sentia a falta do raio manta?” Contudo, sempre determinado a encontrá-lo, saltei o mais rápido que pude com uma barbatana e os meus óculos de proteção mal fixados na minha cabeça.

Manta Raios!

Eu olhei imediatamente para baixo e, finalmente, vi o meu primeiro raio manta. Na verdade, a enorme rocha que eu vi do barco era o manta-raia! Era ASTONISHING. Antes de mais nada, era GINORMOSO! As raias manta alcançam entre 5,5 m – 7 m de largura (ou 16 pés – 23 pés). Eu não tinha idéia. No dia anterior, quando estávamos mergulhando aqui, eu estava procurando por pequenas coisas bonitas, talvez um pouco maiores que uma almofada de assento padrão, talvez escondidas no fundo do oceano ou enfiadas atrás de alguns corais. Bem, não havia como essa criatura magnífica se esconder de nada.

Foto de Julia Wimmerlin em Unsplash

Passamos cerca de uma hora nadando com 4 raios de manta e foi extraordinário. Para aqueles com crianças, os raios manta são inofensivos e suaves. Eles nadam com a sua enorme boca bem aberta, comendo minúsculo plâncton, filtrando o que lhes é passado pela boca. Eles têm medo dos humanos, por isso é melhor não se aproximarem muito ou eles vão nadar para longe. No entanto, um par de vezes, o nosso guia nadou um pouco abaixo do outro (sem lhe tocar), levando a raia manta a disparar directamente na nossa direcção. Foi incrível de se ver! Eu ainda penso no nosso tempo na água e abano a cabeça para a beleza e maravilha desta experiência.

Conclusion – Komodo Dragons, Padar Island, Pink Beaches and Manta Rays

Todos os dias que passamos no Komodo National Park sentimos como se tivéssemos ganho a loteria. Nós nos baseamos em nosso próprio barco planando apesar de ilhas e praias incrivelmente bonitas e intocadas. A nosso prazer, mergulhamos e vimos extraordinários recifes e vida vegetal, ao contrário da maioria dos lugares do mundo. Sobrevivemos a uma caminhada com dragões de Komodo selvagens e, por um momento, nadamos com algumas das maiores e mais magníficas criaturas dos mares. O Parque Nacional de Komodo é uma jóia intocada que espera por você para explorar!

Se você estiver interessado em ler mais sobre nossas aventuras durante nossa viagem de três semanas à Indonésia, aqui está uma lista de todos os artigos que escrevi:

The Unbelievable Wonders of Komodo National Park In Indonesia;

Indonesia: A Magia dos Insectos Relâmpagos na Floresta Tropical

Indonesia: Phoenix Hotel Yogyakarta, Food and Fashion

A Mind Blowing 17 Day Indonesian Adventure With Teens

Download my personal crafted 17 day Indonesia travel guide with my hotel and restaurant recommendations, tours and activities that I enjoyed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.