Foi um pouco mais de 15 meses agora que não temos um lugar a que chamamos casa, que nos (re)tornámos nómadas. Eu digo “re” porque, durante a nossa viagem à volta do mundo vivemos mais de 18 meses sem casa, mesmo que nessa altura fosse claramente mais um projecto de viagem do que um verdadeiro estilo de vida.

Em outras palavras, depois de pouco mais de um ano desta “vida nómada” pensei que era a altura de vos dar um breve feedback sobre o novo modo de vida que adoptámos.

Note: Se tropeçarem neste post do blog agora, saibam que o escrevemos no final de 2017. Muita coisa aconteceu desde então e se você quiser ter mais informações atualizadas sobre nosso estilo de vida nômade digital e nossos últimos posts sobre esse tópico, você pode conferir essa página do nosso blog.

Os lados menos glamourosos da vida nômade

A vida nômade é um estilo de vida alternativo e não uma vida de sonho

Estas belas palavras não são de nós. Foi escrito por Corinne a partir do blog vie-nomade.com. Na verdade, nós recomendamos que você leia seu magnífico post sobre a desmistificação da vida nômade (em francês… ou use o google translate 😉 ). Nem todos enfrentamos os mesmos desafios, mas é verdade que a grande maioria das pessoas que tem um estilo de vida nômade concorda que não mudaria seu estilo de vida por nada no mundo, mas que também não é perfeito todos os dias. E nós concordamos com isso…

Depois de 15 meses nas estradas daqui são algumas das dificuldades que encontramos

Insegurança “financeira”

Eu coloco aspas nisso porque para ser honesto não somos grandes aventureiros em termos de risco financeiro. Na época em que começamos, tínhamos boas economias de lado e mesmo que não sejamos mais capazes de colocar dinheiro de lado, ainda assim conseguimos não esgotar nossas economias em demasia. Mas com o nosso modo de vida, devemos ser flexíveis e sobretudo antecipar… Quando estávamos empregados, tínhamos uma quantia fixa que caía na nossa conta bancária todos os meses, por isso era fácil para nós fazer um “orçamento” (sim, sim, estou muito interessado em orçamentos) e planear. Atualmente nossa renda mensal varia enormemente… Alguns meses são 5 a 10 vezes melhores que outros, em outras palavras, temos que aprender a fazer malabarismos, economizar dinheiro depois de um “mês bom” e especialmente não entrar em pânico depois de um mau.

Não tenho nada para vestir

Aviso, este é o minuto feminino e superficial… Mas é verdade que, para mim (Fabienne), às vezes é um pouco frustrante viver com as “mesmas coisas” o tempo todo. Nossa vida cabe mais ou menos em uma mochila de 15kg e mesmo que tenhamos o essencial, às vezes faltam pequenas coisas… Nossos pertences são divididos entre os lugares dos nossos pais/amigos (isso não é mais verdade, já que agora temos uma base de casa), e nossas malas.

nossas mochilas no início de nossa viagem de volta em 2013 e hoje… quase tudo que possuímos cabe aqui

Na semana passada fui para uma noite de clubbing com minha melhor amiga. Quando eu estava me preparando, eu claramente não tinha nenhum “traje” na minha mala. Eu gostaria de ter colocado esmaltes, mas também não tinha nenhum, o rímel? Merda, ele está na casa do meu pai… No final tudo acabou bem desde que eu tenho uma amiga de ouro e é sem problemas que eu consegui me preparar na casa dela pedindo emprestado o que eu estava perdendo, mas você vê a idéia?

Uma mudança de ritmo

Desde que nos tornamos autônomos, nos acostumamos a trabalhar “do nosso próprio jeito”, ou seja, alternamos semanas de viagem com semanas de trabalho duro. Durante as semanas de viagem trabalhamos menos (talvez 15 ou 20 horas por semana), mas durante as semanas de “trabalho” estamos claramente mais perto das 80-90 horas do que as 45 (o padrão na Suíça). Portanto, quando estamos na Suíça (muitas vezes são semanas de trabalho) é por vezes um pouco complicado justificar e explicar aos nossos amigos e familiares que não estamos disponíveis.

As palavras noites e fins de semana deixaram o nosso vocabulário, e só porque é domingo não significa que não possa ser um dia de “trabalho”.

Para dar uma ideia, a imagem ao lado somos nós no momento preciso em que escrevo estas linhas… não glamorosas todos os dias uhhh! (E sim, estamos relativamente desarrumados no nosso espaço de trabalho)

Nomadic life as a couple: the challenges ahead

Por nossa parte, o estilo de vida nómada é combinado com o facto de termos embarcado juntos na aventura do empreendedorismo em paralelo. Portanto, certamente já tínhamos o hábito de passarmos juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana durante a nossa viagem à volta do mundo, mas desta vez a situação é ligeiramente diferente. Porque apesar dos clichês publicados nas mídias sociais, grande parte do nosso tempo é gasto trabalhando juntos.

Dormimos juntos, levantamo-nos (quase) juntos, trabalhamos juntos, comemos juntos, continuamos a trabalhar juntos, jantamos juntos, depois normalmente terminamos a noite a trabalhar ou a falar de projectos.

Cansar o tempo para o nosso casal e não para o nosso “colega” é por vezes complicado, ou digamos desafiador. Quando estávamos a trabalhar para outra pessoa e um colega de trabalho era irritante, podíamos libertar a pressão em casa à noite, falando ou fazendo smth juntos… A situação é mais complicada, porque agora o “colega” é aquele que ressona ao teu lado à noite (E não, não te vou dizer qual de nós ressona…)

Mas eu tranquilizo-te, está tudo bem! Com o Benoit estamos conversando muito (sobre trabalho certamente, mas não só). Estamos conscientes destes desafios e tentamos avançar trazendo momentos “só para nós”.

O que às vezes é complicado é que o nosso trabalho também é uma paixão e às vezes tendemos a ser um pouco sugados para o que fazemos. Nós “só” queremos terminar este projeto antes de tirar um dia de folga, e de repente “Oh não, mas há isso para fazer também”.

Como para as crianças, talvez devêssemos começar a pensar em nos colocar uma cota de horas em frente ao computador toda semana… Para meditar! Na verdade, se outros casais de empresários nos lerem e tiverem algum conselho, estamos interessados!

Para a felicidade nómada

Eu percebo que este artigo deu uma reviravolta nos pequenos “inconvenientes”, por isso asseguro-vos desde já que está longe de ser um desastre! Na verdade, neste artigo eu estou apenas tentando colocar no papel os desafios que enfrentamos para manter um registro para nós mesmos (para que possamos rir disso em alguns meses), mas também para ajudar alguns de vocês que estão começando ou gostariam de começar.

Porque sim, o estilo de vida nômade não é apenas amor, água fresca e arroz pegajoso de manga, mas apesar dos diferentes pontos mencionados neste artigo eu também posso dizer a vocês que em NO TIME nós nos arrependemos de nossa escolha!

Nos dias “maus”, normalmente basta-me pensar na frustração e na sensação de estar “preso” e de me matar no trabalho por outra pessoa que por vezes tinha quando trabalhávamos em Zurique.

Trabalhamos mais do que antes, mas agora fazemo-lo por nós próprios! Além disso, desde o início da nossa aventura empresarial entregamos muitos sites aos clientes, cada vez que eles eram projetos legais! Trabalhamos para pessoas de ouro para quem só queríamos dar o melhor de nós mesmos e até agora (esperemos que continue assim), todos os nossos projetos profissionais correram extremamente bem.

Não é champanhe (ainda), mas a cerveja belga não é muito ruim! 😉

Financialmente falando, claramente ganhamos menos do que antes, mas atingimos um nível onde podemos viver do que fazemos sem a ajuda de ninguém. E isso, meus amigos, digo-vos, é F* fantástico! (todas as proporções mantidas eh…). O nosso “salário” foi dividido por 5 em relação ao anterior, mas a independência, os contactos e sobretudo a liberdade estão a compensar… Por isso não nos queixamos!

Mas se há uma coisa que AMamos mais do que tudo no mundo é a flexibilidade! É claro que temos obrigações, mas também temos uma liberdade louca que nos permite aventurar-nos em muitos projectos novos. Alguns podem não ter sucesso, mas outros podem ser promissores… E acima de tudo, nós APRENDER! Nunca em nossas vidas experimentamos um tempo tão estimulante e enriquecedor a um nível “profissional”.

Ser seu próprio chefe requer uma certa disciplina, mas também é um luxo louco poder desfrutar de um belo dia de sol nos dias de semana para sair para um passeio e depois trabalhar à noite…

Se você quiser saber um pouco mais sobre nossas motivações daqui, nós o convidamos a descobrir o artigo que escrevi na véspera do meu último dia de trabalho. Um artigo muito pessoal mas que também lhe pode dar mais explicações sobre as nossas motivações. O artigo chama-se Today I’m turning 30 years old.

Um breve olhar sobre os nossos últimos 15 meses

Oficialmente, já não temos casa desde 31 de Agosto de 2016…. Data em que deixamos nosso pequeno apartamento em Zurique, vendendo absolutamente todas as nossas coisas ao novo inquilino. (Quando digo tudo, é tudo… todos os móveis, mas também a máquina de café, lençóis, pratos, TV, etc.)

Setembro 2016: Um mês na Suíça na casa dos nossos pais para cuidar da administração

Outubro 2016 até ao final de Março 2017: Chiang Mai, Tailândia
Passamos quase 6 meses na pequena cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia. Uma experiência magnífica, que tivemos a oportunidade de rever aqui. Para encontrar todos os nossos artigos sobre a Tailândia, é assim.

Abril 2017: Bretanha…. Pfiouuuuu a breeezzzeee! Tínhamos planejado passar 10 dias lá e finalmente ficamos lá por 5 semanas. Magníficos encontros, paisagens loucas, bom tempo… ficamos presos por mais tempo do que o esperado.

Fim de Maio 2017 a Julho 2017: Lausanne, Suíça
Voltamos para viver com o meu pai na Suíça. As razões para isso foram que finalmente tínhamos decidido criar uma estrutura oficial para a nossa empresa de desenvolvimento de websites. Em resumo, algumas semanas entre notários, papelada, seguradoras, mais papelada, contabilistas e re-papelada, tudo intercalado com algumas escapadelas

Agosto 2017: Caminhadas pela Suíça através dos Alpes
1 mês de caminhadas pela Suíça. Um projecto de coração que já tínhamos há algum tempo… Uma experiência extraordinária que iremos recordar durante muito tempo! Saiba mais sobre a via alpina aqui.

Setembro 2017: Zurique, Suíça
Estar na Suíça não estava inicialmente previsto no programa mas depois dos problemas de saúde da minha avó decidimos ficar com ela em Zurique durante 1 mês para a ajudar a recuperar a sua independência após um acidente.

Outubro-Novembro 2017:Menorca, Espanha
Não necessariamente ideal do ponto de vista nómada, Menorca é no entanto uma excelente memória e sobretudo uma ilha altamente recomendada para os amantes da natureza e das paisagens sublimes da Europa.

Um mês de Dezembro na Suíça e na Áustria

Estamos agora de volta à Suíça por uns bons dez dias e ficaremos aqui até ao final do ano. A razão para isso é que Benoit foi chamado para o serviço militar e terá que ir para o exército por três semanas. Sim, na Suíça o exército é obrigatório para os homens, mesmo que tentemos explicar-lhes o nosso modo de vida não é realmente compatível com isso…

Enquanto o meu homem serve o país, vou aproveitar a oportunidade para voltar ao meu pai por algumas semanas e ver um pouco mais dos meus amigos de infância do que não tive a oportunidade de ver nos últimos anos.

Eu também vou para uma pequena escapadela a solo a Viena para visitar amigos. Esta cidade onde vivemos quase 2 anos antes do nosso tour mundial, eu amo mais do que tudo… especialmente no inverno! Mal posso esperar para passar uma semana lá aproveitando os bons momentos com as pessoas que amo e também passeando pelos mercados de Natal. 😉

Escolha dos nossos destinos nômades: o que lembraremos

Este ano passamos “muito” tempo na Suíça.
Por razões administrativas, razões familiares, razões militares, muitas boas razões, eu lhe concedo, mas estranhamente é quando estamos na Suíça que nos sentimos no mínimo “em casa”. Não tendo meios para alugar um apartamento aqui, passamos o tempo aqui entre a casa dos nossos pais, com familiares ou no apartamento de férias da família. Certamente temos a sorte de ter uma família de ouro que nos apoia nos nossos projectos, mas para o futuro vamos tentar estar um pouco menos em casa.

Devemos absolutamente garantir que mantemos um equilíbrio entre “sedentarismo” e movimento.
Em Chiang Mai provavelmente ficamos um pouco tempo demais e começamos a andar “em círculos” e acima de tudo estávamos a trabalhar demasiado. Na Bretanha nós gostamos, aproveitamos, mas provavelmente não trabalhamos o suficiente…

Tentaremos escolher destinos onde possamos encontrar outras pessoas que façam o mesmo que nós.
Chiang Mai foi perfeito para isso…. O Menorca era mais complicado. Adorávamos o Menorca, mas como dissemos na nossa revisão, a combinação do nosso ritmo de trabalho com a “baixa estação” significava que estávamos bastante isolados.

Janeiro: estamos de volta à estrada com novos projectos!

memória da nossa viagem à Finlândia em 2015

No dia 4 de Janeiro iremos novamente pela estrada em direcção ao norte desta vez! Para esta escapadela reservamos um voo para Tallinn na Estónia. Ficaremos 2 semanas na capital estoniana antes de irmos para a Finlândia, onde participaremos de uma conferência de bloggers.

O que acontece a seguir? O objectivo é regressar da Finlândia sem apanhar um voo…. Por enquanto não temos um itinerário preciso, ou mesmo um timing real, mas provavelmente passaremos pela Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, depois pela República Checa ou Alemanha. Em resumo, uma nova aventura com mais viagens envolvidas! (Fizemos tudo isso agora, então basta clicar nos links para ler nossas experiências nesses países)

Este período será provavelmente um período cheio de surpresas, reviravoltas e reviravoltas…. Mas o que eu já posso dizer é que alguns grandes projetos estão chegando e que você pode ter alguma leitura nossa (e não necessariamente no computador ou no celular) nos próximos meses…. #spoileralert

Atualização 2020

Muitas coisas aconteceram desde que escrevemos este post no blog. Desde então também passamos 6 meses em uma colivência em Tenerife, viajamos na Turquia, tentamos o coworking Bansko na Bulgária, voltamos para Tenerife e tentamos a ilha da Grande Canária, tentamos outra colivência nos Alpes franceses… e então Covid aconteceu. Quando o mundo parou, decidimos comprar um lugar na Suíça para ter uma base na Suíça quando não viajamos 🙂

É isso, eu acho, para esta primeira pequena revisão “nômade”. Você gosta deste tipo de posts no blog? Se sim, vamos tentar escrever alguns mais regularmente! E se não for o caso… bem…. vamos guardar as nossas alterações de humor para nós mesmos (ou não);)

4.9
votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.