It all fun and games… Until it was not.

Monday, 18 de Abril. A chuva passou, o sol está brilhando e as Ilhas Mokulua (Mokes) estão praticamente nos convidando para passar. Evan, um amigo local que eu tinha feito numa caminhada, e estou ansioso para sair e explorar depois de alguns dias de tempestade presa lá dentro. Então nós descemos os dois caiaques da minha tia, Evan tranca as rodas com o cadeado da bicicleta, e colocamos todos os nossos pertences no meu caiaque, pois falta ao Evan as fivelas necessárias para segurar a tampa.

Transporte de caiaque 👌

A saída não é muito difícil. Embora estejamos a subir o vento, a água aquática é calma, e o belo tempo faz com que o exercício do braço seja realmente agradável. Passamos por cima dos recifes por Lanikai, notando o quão rasos eles são enquanto enfiamos nosso GoPros para filmar os peixes.

Nearing the first Moke, o mar fica um pouco louco com ondas desordenadas vindo em duas direções diferentes de cada lado da ilha. À espera de uma pequena pausa nas ondas, ambos conseguimos entrar em segurança e puxar os nossos caiaques para a costa. O sol desapareceu, agora escondido por uma espessa camada de nuvens, mas estamos demasiado distraídos por um par de focas para cuidar.

Passamos pouco tempo a explorar a ilha, fascinados pelos penhascos escarpados que caem numa máquina de lavar roupa de mares loucos. Devido às enormes ondas, infelizmente sentimos que é demasiado perigoso chegar ao local onde queríamos saltar o penhasco, por isso, em vez disso, sentamo-nos e observamos. Evan observa que o oceano é consideravelmente mais agressivo do que da última vez que ele esteve aqui. “É tão humilde, ver o poder das ondas. Imagine como seria ser sugado de repente. O quão pequeno e frágil você se sentiria.” Evan diz.

Com o tempo a mudar severamente, e o mar a ficar cada vez mais louco, decidimos saltar o outro lado da ilha e voltar para Kailua em vez disso. Milagrosamente, ambos lançamos com sucesso os nossos caiaques para fora da ilha, bastante satisfeitos connosco mesmos por não sermos derrubados pelas ondas multidireccionais. Mas como logo descobrimos, o maior desafio do dia ainda está por vir.

Então aqui é onde erramos. Começamos a remar directamente para Kailua, o que significa que também vamos directamente para o recife. Embora a calma seja fácil de passar antes, este recife está agora a ser atingido por ondas pesadas. “Evan, devemos dar a volta e remar paralelamente à praia antes de entrar”, eu grito, enquanto o meu caiaque sobe e sobre uma onda crescente. Mas é tarde demais para Evan, que está cerca de 10 metros mais perto da costa do que eu. Eu tenho um vislumbre do caiaque de Evan sendo levado enquanto remo para fora do conjunto de grandes ondas que se aproximam, e quando eu passo pelas ondas e me viro novamente não há nenhum sinal dele ou de seu caiaque.

Será que eu devo voltar e tentar ajudar? Mas não é só a ideia de ser virado por uma onda que me assusta, eu também tenho todos os nossos pertences incluindo telefones, carteiras e GoPros, no meu caiaque. Eu não posso arriscar perder tudo isso. Além disso, eu acho que ele deve estar indo para a costa, pois eu nem consigo vê-lo.

Embora agora eu esteja provavelmente a salvo de qualquer quebra de ondas, eu estou bem no mar e muito longe da minha zona de conforto. Além disso, estou sozinho. Começo a remar paralelamente à praia de volta em direcção a Kailua. Não só a água é áspera com calotas brancas e grandes ondas, como o vento que eu pensava que ia acompanhar mudou. Quando se vai de ida e volta, normalmente não se espera remar contra o vento para os dois lados, mas desta vez não tenho escolha.

Estou tão longe que nem consigo ver a ilha plana, onde estou a tentar apontar. E não importa o quanto eu remos do lado direito, meu caiaque continua virando à direita e apontando para o mar. Tudo o que quero é estar de volta a terra. Meus braços nunca doeram tanto, e eu só quero desistir. Vejo outro caiaque ao longe e começo a gritar por ajuda. Ele não me consegue ouvir com estes ventos, eu percebo. Parece que teria de remar em mim mesmo.

Com cada ondulação, rezo para que não se transforme numa onda de ruptura. Eu penso para mim mesmo que se o meu caiaque acabasse virando, eu teria que abandonar tudo e apenas nadar até a costa. 45 minutos de trabalho duro depois, eu finalmente vislumbro uma ilha plana, e segundos depois uma tartaruga marinha aparece bem ao lado do meu caiaque. Ok, as coisas estão a melhorar… Chego à baía, e embora ainda esteja vento, a água está muito mais calma. Há cerca de 15 kitesurfistas a tirar partido dos ventos.

Eu finalmente encosto à praia, nunca tão contente por estar fora de água. Uma família caminhando pelos sentidos sente algo errado e pergunta o que aconteceu. Eu lhes conto como me separei do Evan por cerca de uma hora e que não tenho idéia se ele chegou à praia ou se ainda está preso em algum lugar do oceano. Mesmo que ele tenha conseguido chegar a terra, não posso contatá-lo, já que tenho o telefone dele. A família liga para o 112 e dá-me o telefone deles. A polícia transfere-me para o escritório de resgate de surf, que não tem relatórios de resgate. Acho que eu teria que ir até Lanikai e esperar encontrá-lo.

Desde que eu não sei o código do cadeado da bicicleta do Evan, eu não consigo acessar as rodas para rolar meu caiaque para casa. Claro que não, senão toda esta provação seria muito fácil. Mandei uma mensagem à tia Jane com o problema, e ela e duas das suas amigas ajudaram-me a recuperar o caiaque. Assim que Jane e eu estamos prestes a dirigir até Lanikai e procurar Evan, ele caminha até a casa, nós dois chocados por o outro estar bem.

Quando eu ando com ele de volta à praia para ajudar a pegar o caiaque dele, consigo ouvir o lado dele da história…

EVAN: Para mim foram precisas 3 ondas…

A primeira onda é enorme, como uma colina, e lembro-me de descer o outro lado a apanhar um pouco de ar. Isto é quando eu sei que estou em apuros. A segunda onda chega e de repente nem consigo ver a Christina, apenas uma parede de água. Eu monto esta, e ela quebra logo depois de mim, e percebo que já estou muito perto do recife. Começo a remar com força, mas a terceira onda já está aqui. Vejo Christina por um breve segundo antes que ela se vá novamente, e tudo o que vejo é uma montanha de água na minha frente. Já está quebrando.

Sketch de Evan Kuntz

Como o meu caiaque se inclina na vertical, sei que não há maneira de ficar no meu barco neste. Sou atingido com uma força tão incrível que sou lançado para fora do caiaque. Vejo o meu caiaque a virar e depois desaparece por completo. De repente estou completamente sozinho e só a segurar a minha raquete. Não há sinal nem do meu barco nem da Christina.

Sinto-me como se de repente me tivesse perdido no mar. É aterrador. Eu começo a nadar até à costa, que é bastante longe. Na próxima onda vejo o meu caiaque e fico surpreendido com a distância que está. Eu luto para nadar enquanto me agarro à raquete. Chego ao barco e já estou no recife e estou a ser atirado pelas ondas. Continuo a tentar agarrar o recife para ganhar alguma estabilidade para que o caiaque possa ser rebatido. Quando o faço, percebo que a tampa do compartimento onde você pode guardar os itens explodiu completamente e o barco está completamente cheio de água. Eu tento entrar nele de qualquer maneira mas obviamente não consigo manter o equilíbrio e a próxima onda apenas me manda voar para o próximo bloco de coral. Esta dança continua por um tempo comigo a tentar manter o equilíbrio e tirar a água.

Começo a gritar por ajuda e a acenar com a minha mão quando posso. Mas as pessoas na praia não me conseguem ouvir de todo. Raios, mal os consigo ver. Estou a olhar à minha volta, a meio caminho de pé sobre o coral. Estou tão preocupado com a Christina, com medo que algo também lhe tenha acontecido. Percebo como estou sozinha, presa no oceano exausta, e sei que estou sangrando, então estou preocupada com os tubarões tigre que às vezes vêm para a área.

O sol começou a pôr-se e estou a ficar sem tempo. Perdi a minha raquete e estou quase só a segurar um barco cheio de água. Neste momento, eu percebo que ninguém vem me ajudar, e se eu quiser sair disto, eu só tenho que descobrir. Eu acredito em mim mesmo. Ou vou tirar a água do barco ou desisto dela e começo a nadar até à costa. Num último esforço, começo a tirar a água do caiaque com a minha mão. É lento mas está a funcionar o suficiente para eu pensar que vou conseguir. Uma boa onda vai arruinar qualquer progresso que eu faça, mas nesta altura a água parece mais calma à minha volta. Ainda estou constantemente a mover o barco à volta das ondas que vêm enquanto agarro o recife para me apoiar e fujo freneticamente quando posso.

Eu tiro água suficiente que estou disposto a tentar entrar, preocupado que quando eu fizer isso, apenas vire e todo esse trabalho será em vão. Mas desta vez funciona, e eu mantenho o equilíbrio. Não consigo ver a minha raquete em lado nenhum, por isso começo a ir para a costa usando as minhas mãos. Então eu vejo a raquete. Está muito longe do meu caminho para a esquerda, mas vou buscá-la de qualquer maneira, porque sei que terei muito mais chances com ela. Eu pego a pá sem problemas e começo a ir para a costa.

Entre o recife e a costa a água está calma, por isso não paro e vou até Kailua na esperança de encontrar a Christina. Estou finalmente a sentir-me segura. Parece que o pior já passou. Mesmo à minha frente agora está um pôr-do-sol incrível. As montanhas são multicamadas com tons de roxo, e há raios de luz dourada brilhando do pequeno espaço entre o fundo das nuvens e o topo das montanhas. Esta cena é um presente e uma bênção.

Embora eu me sinta seguro, só consigo pensar na Christina. Por isso, apresso-me para a costa, sempre de olho atrás de mim para ver se ela aparece. À medida que me aproximo da costa, não há sinal dela. Preocupado, pergunto a uma mulher sentada na praia se ela viu um caiaque roxo. Ela tinha visto! A Christina tinha acabado de lá estar e estava ao telefone dela. Estou tão aliviada, pois sei que finalmente acabou, e que ambos conseguimos. Corri para a casa da tia dela mesmo a tempo de encontrar um grupo de busca que se preparava para me encontrar. É maravilhoso ver a cara de todos e é tão bom estar em pé em terreno sólido sabendo que esta situação perigosa já estava atrás de mim. Agora podemos rir e partilhar uma boa história.

Foto tirada das Pillboxes Lanikai no dia seguinte. (Provavelmente no dia em que DEVERIA-mos ter feito esta viagem).

Vai ser um pouco mais de aventura do que tínhamos pedido, mas como o Evan disse, agora podemos partilhar uma história fantástica. Além disso, eu acabei de ver minha tia Valerie ontem à noite pela primeira vez em meses, e a primeira coisa que ela disse: “Oh meu Deus, olha para aqueles braços!” Vês, há sempre positivos. 💪😂

Como sempre, continuem a viver pura vida ✌

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.